Câncer de cabeça e pescoço: a comunicação e os seus significados

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

compreender a comunicação e os seus significados à luz da ótica dos profissionais da Enfermagem cuidadores de pessoas com câncer de cabeça e pescoço.

Métodos:

se trata de um estudo qualitativo, exploratório, descritivo, por método de estudo de caso, com profissionais da equipe de enfermagem que cuidaram de pessoas com câncer de cabeça e pescoço/CCP. Coletaram-se os dados por meio de entrevista semiestruturada gravando-as com a utilização de recursos de mídia eletrônica. Transcreveram-se e se analisaram as entrevistas pela técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática, apresentando-se em categorias.

Resultados:

emergiram-se quatro eixos temáticos: Adaptação para a comunicação; A comunicação empática; A comunicação para o cuidado; Mecanismos de defesa diante das más notícias.

Conclusão:

considera-se a comunicação um dos postos-chaves para a obtenção do sucesso nos cuidados prestados à pessoa com CCP, um instrumento de trabalho para a eficiência de uma assistência humanística e que traz o sentido de aproximação das relações estreitas. Têm-se, quando a comunicação ocorre de forma efetiva, repercussões positivas para o doente e contribui-se para a execução do cuidado e tratamento da pessoa com CCP.(AU)