Transição dos pacientes de Unidades de Terapia Intensiva

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

compreender, na perspectiva dos acompanhantes, a transição dos pacientes que receberam alta das Unidades de Terapia Intensiva.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, exploratório, realizado por meio de entrevista semiestruturada, com 30 acompanhantes de pacientes identificados como cuidadores principais. Transcreveram-se e analisaram-se os dados pela técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática.

Resultados:

emergiram-se três categorias: “Continuidade da informação: o cuidado prestado pelos profissionais impactando as percepções dos acompanhantes”; “Transições situacionais: mudanças nas situações de família e a redefinição de papéis” e “Transições no processo de saúde-doença do ser cuidado: os acompanhantes vivenciando a experiência de transição do paciente”.

Conclusão:

identificaram-se fragilidades, pelos acompanhantes, no processo de transição dos pacientes das Unidades de Terapia Intensiva para as enfermarias, e estas podem ser mitigadas pela atuação do enfermeiro, que deve conhecer o perfil dos pacientes sob a sua responsabilidade e o contexto familiar para aplicar as práticas de cuidado, orientações e medidas de suporte à família.(AU)