Perfil das mulheres no climatério residentes em uma comunidade quilombola

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar o perfil socioeconômico, demográfico, clínico e hábitos de vida de mulheres no climatério residentes em uma comunidade quilombola.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal, desenvolvido em uma comunidade quilombola. Utilizou-se um questionário padronizado com 158 participantes. Construiu-se um banco de dados em planilha eletrônica sendo calculadas as frequências absolutas e relativas, e os resultados apresentam-se em forma de tabelas.

Resultados:

observou-se que a maioria das mulheres era parda, com companheiro estável e renda familiar de até dois salários mínimos. Apontou-se que um terço não tinha nenhuma escolaridade, e um quarto das menopausadas teve a sua última menstruação entre 38 e 42 anos. Ressalta-se que mais de um terço das pesquisadas portava doença crônica e, dessas, a quase totalidade era hipertensa, com ou sem diabetes associada.

Conclusão:

identificaram-se, neste estudo, as características de um grupo de mulheres no climatério de uma comunidade quilombola, sendo que a escassez de pesquisas sobre essas comunidades, no que se refere aos dados investigados, torna a pesquisa original e relevante.(AU)