Reflexão sobre a necessidade de educação permanente em terapia nutricional

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

refletir sobre a terapia nutricional enteral e a importância da assistência de Enfermagem ao paciente.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, do tipo reflexivo, baseado em revisão de literatura sobre a terapia nutricional enteral, entre os anos de 1998 a 2018, além da percepção dos autores a respeito do assunto. Realizou-se a sistematização dos dados pela técnica de Análise de Conteúdo. Apresentaram-se os resultados em duas categorias: “Indicação de terapia enteral e a técnica de introdução da sonda enteral” e “Monitoramento da dieta e controle das intercorrências pela equipe de Enfermagem”.

Resultados:

averiguouse que a terapia nutricional enteral é a forma de suporte priorizada em pacientes graves, com função digestiva aceitável, porém, incapazes de se alimentar por via oral. Constatou-se que o enfermeiro e a equipe desempenham importante papel na prevenção das complicações relacionadas a essa modalidade de dieta, com capacidade de reconhecer complicações potenciais e intervir, contribuindo para a manutenção da vida.

Conclusão:

deve-se conscientizar e valorizar esse cuidado enquanto assistência de Enfermagem ao paciente. Considera-se que o estudo possa enriquecer a prática dos enfermeiros que lidam com a terapia nutricional.(AU)