Bundle para a prevenção de infecção de corrente sanguínea

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

verificar o conhecimento dos profissionais intensivistas sobre o bundle para a prevenção de infecção de corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central e sobre os cuidados no manejo deste dispositivo.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, de corte transversal, em um hospital público, com a participação de 82 profissionais da saúde da equipe intensivista. Utilizaram-se, para a análise dos dados, frequências absolutas e relativas, e se apresentam os resultados em tabelas.

Resultados:

relatou-se o conhecimento quanto ao bundle por 53,6% da amostra; 53,6% apontaram a veia subclávia como primeiro sítio de escolha para a inserção de cateteres centrais, enquanto que 25,6% responderam a veia jugular. Evidenciouse, em relação aos cuidados para a manutenção do cateter, que 51,6% dos profissionais de Enfermagem afirmaram realizar entre três e sete cuidados recomendados pelo bundle, enquanto 11,3% referiram adotar apenas até dois cuidados.

Conclusão:

adverte-se que, embora a maior parte dos entrevistados tenha mostrado um conhecimento satisfatório em relação ao bundle e aos cuidados no manejo dos cateteres, um percentual significativo demonstrou fragilidades ainda existentes.(AU)