Cuidar de enfermagem às famílias de crianças e adolescentes hospitalizados

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

descrever as estratégias adotadas pelos enfermeiros para o cuidado de famílias de crianças e adolescentes hospitalizados.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, norteado pela história oral temática, realizado com 12 enfermeiros em um hospital pediátrico. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado para a coleta de dados. Organizaram-se e codificaram-se os dados por meio do programa computacional Atlas.ti 7.0 (Qualitative Research and Solutions), obtendo-se as categorias: A família na visão de enfermeiros: perspectiva conceitual; e Os enfermeiros cuidando de famílias de crianças hospitalizadas.

Resultados:

revelou-se que os enfermeiros fazem do estabelecimento do vínculo, da comunicação, da educação em saúde e da busca por suporte da equipe multiprofissional, bem como da escuta qualificada e da postura profissional tranquila, estratégias para o cuidado de famílias de crianças e adolescentes hospitalizados.

Conclusão:

dão-se na dimensão subjetiva as estratégias utilizadas pelos enfermeiros, que, em sua essência, têm grande relevância, pois contribuem com um melhor enfrentamento da experiência difícil que a hospitalização representa para o binômio família/criança; esses enfermeiros também têm uma relação mais próxima tanto com a família como com a criança, conhecendo melhor suas necessidades.(AU)