Determinantes sociodemográficos, cardiovasculares e padrão do sono associados ao tabagismo

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

determinar os fatores associados à dependência da nicotina em relação às morbidades cardiovasculares e ao comportamento do sono.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, caso-controle, observacional com amostra de 323 indivíduos fumantes (caso) e 322 não fumantes (controle). Aplicou-se questionário semiestruturado com dados sociodemográficos e Fagerström Test For Nicotine Dependence (FTND).

Resultados:

apresentaram-se menores escolaridade e renda pelo grupo-caso quando comparado ao controle. Associou-se positivamente, na análise múltipla, o grupo-caso com as variáveis ≤8 anos de estudo, não possuir religião, diagnóstico de doença isquêmica do coração, dificuldades para dormir por ronco ou tosse mais que duas vezes na semana e não adormecer em 30 minutos também mais que duas vezes na semana. Associou-se negativamente o grupo-caso com a cor de pele/raça branca e o índice de massa corporal ≥30.

Conclusão:

conclui-se que indivíduos com dependência nicotínica apresentaram maior chance de doença isquêmica do coração e distúrbios no comportamento do sono na população estudada. Reforça-se a importância de maior atenção aos fatores de risco relacionados à dependência da nicotínica, que potencializam agravos crônicos à saúde e devem ser considerados na promoção e na prevenção de tais danos.(AU)