Segurança do paciente na perspectiva de gestantes e puérperas

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

identificar a compreensão de gestantes e puérperas sobre a segurança do paciente e correlacionar as variáveis sociodemográficas e clínicas às metas internacionais.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, transversal, com 352 pacientes, por meio de um questionário, com dados armazenados no software SPSS 22.0, submetidos à estatística descritiva, apresentado em tabela com frequências absolutas, relativas e teste qui-quadrado.

Resultados:

registrou-se que 60% das pesquisadas desconhecem o tema; 82% não conseguiram reconhecer os riscos relacionados à assistência e 13,5% apresentaram contribuições aos processos de trabalho e estrutura.

Conclusão:

constatou-se o baixo conhecimento das gestantes e puérperas a respeito da segurança do paciente e algumas correlações mostraram-se significativas em relação às metas internacionais. Considera-se que o assunto carece de divulgação, da sistematização de ações que habilitem as pacientes à proatividade e ao engajamento, melhorando a compreensão e cooperação entre os envolvidos. Conclui-se que este estudo pode contribuir para as organizações de saúde e o desenvolvimento de ações que promovam melhorias aos pacientes na maternidade.(AU)