Colostomia e autocuidado: significados por pacientes estomizados

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

compreender os significados por pacientes estomizados quanto ao estoma, bem como os fatores intervenientes ao autocuidado a partir dos pressupostos da Teoria de Orem.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, descritivo, com análise fenomenológica. Deu-se a coleta por meio da entrevista semiestruturada, com a participação de cinco pessoas que utilizam a bolsa de colostomia.

Resultados:

revela-se que, da análise das entrevistas, emergiram as categorias: Constrangimento/Isolamento Social; Fé e Ressignificação. Observa-se que os portadores de estoma apresentam dificuldades mesmo adaptados, principalmente nos aspectos estéticos e pela insegurança provocada em alguns pelo medo de vazamentos, flatulências e de causar incômodos nas pessoas ao seu redor. Constatou-se que a maioria dos estomizados não alcançou três dos pressupostos de Orem: o funcionamento humano, os perigos da vida e o bem-estar e desenvolvimentos potenciais.

Conclusão:

demonstrou-se, pelos participantes, uma demanda ainda reprimida de informação, escuta e assistência individualizada e holística.(AU)