Tecnologias educativas no processo formativo: discurso dos acadêmicos de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

analisar os discursos dos acadêmicos de Enfermagem sobre as tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem.

Método:

trata-se um estudo qualitativo, descritivo. Coletaram-se os dados por meio de entrevistas semiestruturadas, com 16 acadêmicos de Enfermagem, no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017. Analisaram-se os depoimentos por meio da Análise de Discurso, apresentando-os por meio de recorte dos registros das falas.

Resultados:

perceberam-se as tecnologias educativas enquanto método inovador no ensino, tendo o elemento mais preponderante relacionado às práticas lúdicas, situação esta em que os jogos foram os exemplos mais relevantes para estimular o aprendizado do discente. Promove-se, pela aplicação dos jogos educativos, por meio dos docentes, ambiente sensibilizador, no qual o aprender brincando reflete, nos acadêmicos, motivação inovadora e desafiadora de estudar.

Conclusão:

atrela-se o uso das tecnologias educativas na formação acadêmica à inciativa, bem como à interação entre docentes, discentes e à própria universidade. Observa-se que o lúdico é um caminho para construir o aprendizado, de maneira interativa e sensível, favorecendo a formação crítica do enfermeiro.(AU)