Cuidados para a prevenção de complicações em pacientes traqueostomizados

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

analisar as evidências de cuidados para a prevenção de complicações em pacientes traqueostomizados.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, com análise de artigos publicados entre 2000 a 2017, realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, CINAHL e BDENF. Compôs-se a amostra por 22 estudos primários nos idiomas inglês, português e espanhol. Realizou-se a avaliação crítica dos estudos por meio do nível de evidência e classificação em relação às temáticas abordadas.

Resultados:

verificou-se o predomínio de produções internacionais publicadas em idioma inglês e com nível de evidência VII. Identificaram-se os cuidados que envolveram a aspiração da traqueostomia, a umidificação com solução salina, a troca do curativo, a limpeza da pele e do tubo e a educação da equipe de saúde, do paciente e do cuidador.

Conclusão:

evidenciou-se que fatores relacionados à aspiração endotraqueal, à limpeza do tubo e da pele e à educação em saúde representaram as principais estratégias que minimizam o risco de complicações. Espera-se contribuir para a consolidação da prática baseada em evidências e para o gerenciamento do cuidado com segurança, qualidade e efetividade.(AU)