Tecnologias educacionais no empoderamento do adolescente acerca da depressão

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

descrever a experiência do uso da tecnologia educativa como forma de empoderar o adolescente de escola pública sobre a depressão e os fatores associados à mesma.

Método:

trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, oriundo de intervenções realizadas por integrantes do grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde, de uma universidade federal. Informa-se que as ações ocorreram mediante a aplicação de um jogo educativo desenvolvido pela equipe para trabalhar a temática depressão na adolescência.

Resultados:

proporcionou-se, por meio da atividade educativa, associada ao jogo, a criação de um contexto favorável ao diálogo acerca dos fatores associados à depressão em adolescentes, a partir da ludicidade e da interação ativa dos participantes.

Conclusão:

percebeu-se um ambiente favorável ao compartilhamento do conhecimento em saúde para os estudantes viabilizado pela utilização de tecnologia educativa, sendo estratégia no incentivo ao empoderamento dos adolescentes na busca do autocuidado.(AU)