A história oral e pesquisa documental como itinerário de pesquisa na enfermagem: um estudo bibliométrico (2000-2014)

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 20 (4), 2016
Publication year: 2016

Objetivo:

Analisar a aplicação da história oral temática associada à pesquisa documental catalogados no Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem, no período de 2000 a 2014.

Métodos:

Estudo qualitativo documental. Considerou-se 26 teses e 49 dissertações, que adotaram a história oral temática e documental como itinerário de pesquisa como fontes importantes para a sistematização do conhecimento histórico da enfermagem.

Resultados:

Verificamos que no Sudeste brasileiro são contabilizados o maior número de estudos, perfazendo um total de 16 teses e 27 dissertações, seguido da região Sul, com nove teses e nove dissertações e região Nordeste com dez dissertações. O referencial teórico de escolha é Pierre Bordieu, sendo utilizado por 22 estudos seguido de Michel Lowi, Michelle Perrot, Karl Max e Michel Foucault.

Conclusão:

A história oral e documental tem sido parte importante dos Programas de pós-graduação no país, ampliando a criação de uma rede de pesquisa e pesquisadores em história da enfermagem.