Avaliação da cultura de segurança do paciente em Centro Cirúrgico

Rev. SOBECC; 19 (2), 2014
Publication year: 2014

Analisar a cultura de segurança em Centro Cirúrgico de u hospital universitário do sul do Brasil, sob ponto de vista dos seus profissionais.

Método:

Estudo exploratório, descritivo e transversal, com abordagem quantitativa, desenvolvido de julho a outubro de 2011, por meio da aplicação do Questionário de Atitudes de Segurança, a 68 profissionais da Equipe de Enfermagem e Equipe Cirúrgica.

Resultados:

As médias obtidas pelo instrumento, nas dimensões Clima de trabalho em equipe, Clima de segurança, Satisfação no trabalho, Reconhecimento do estresse, Percepção da gerência e Condições de trabalho foram abaixo de 75 pontos, revelando que os trabalhadores não percebam um clima de segurança para executar o seu trabalho.

Conclusões:

conclui-se que as fragilidades identificadas em todas as dimensões analisadas levam os profissionais a perceber ausência de clima de segurança na realização de suas atividades. Sugere-se a promoção da educação permanente aos profissionais e a adoção de práticas seguras pela instituição, para que a segurança do paciente seja vista como prioridade.