Acidente ocupacional entre profissionais de enfermagem atuantes em setores críticos de um pronto-socorro

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 21 (2), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

Identificar a prevalência de acidentes ocupacionais entre profissionais de enfermagem atuantes em setores críticos de um pronto-socorro e apreender a vivência profissional dentre os acidentados.

Métodos:

Pesquisa descritiva, transversal, realizada em duas etapas consecutivas, com 75 profissionais. A análise quantitativa foi realizada por estatística descritiva, enquanto os depoimentos foram processados no software IRaMuTeQ, analisados de acordo com a Classificação Hierárquica Descendente. Os achados foram fundamentados no método do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

A prevalência geral de acidentes foi de 26,7%. Destes, 72,2% envolviam material perfurocortante e, em 84,2% deles, o sangue foi o principal agente biológico envolvido. Registraram-se três classes: "Vivenciando o Acidente Ocupacional"; "Condutas Pós-Exposição" e "Prevenção do Acidente Ocupacional".

Conclusão:

Registrou-se alta taxa de profissionais acidentados, com maior prevalência entre aqueles de nível técnico. A vivência do acidente parece encontrar-se imageticamente ligada a momentos (antes, após e durante), causas, consequências e sentimentos.