Validação de conteúdo do resultado de enfermagem Comportamento de prevenção de quedas em ambiente hospitalar

Rev Rene (Online); 18 (3), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

validar o conteúdo do resultado de enfermagem Comportamento de prevenção de quedas da taxonomia Nursing Outcomes Classification em pacientes internados em ambiente hospitalar.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa de validação de conteúdo. Utilizou-se a Psicometria como método operacional. O Resultado de Enfermagem foi validado por 16 especialistas. Aplicou-se Índice de Validade do Conteúdo com respectivo teste binomial com objetivo de avaliar os indicadores com relação aos critérios psicométricos.

Resultados:

a partir da avaliação dos especialistas quanto à definição constitutiva, operacional e magnitude operacional dos indicadores, encontrou-se a necessidade de adequação em relação aos indicadores Controla a inquietação, Executa precauções ao tomar medicamentos que aumentam o risco de quedas e Utiliza adequadamente cadeiras.

Conclusão:

constatou-se que os indicadores foram considerados em sua maioria válidos quanto ao conteúdo e, portanto, capazes de mensurar o comportamento de prevenção de quedas no ambiente hospitalar.(AU)