Perfil de internações e prevalência de condições sensíveis à atenção primária em hospital universitário

Rev Rene (Online); 18 (4), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

descrever o perfil das internações e a prevalência de condições sensíveis à atenção primária no setor de clínica médica.

Métodos:

estudo exploratório transversal com 197 sujeitos internados há mais de 24 horas. A coleta de dados ocorreu com entrevistas e coleta de prontuário de pacientes hospitalizados no setor. A análise foi estatística descritiva.

Resultados:

observou-se predomínio de internações de adultos, do sexo feminino, negros, com estudo entre quatro e 12 anos, de classe C e residentes da zona urbana. A prevalência de internações por condições sensíveis foi de 20,8% (Intervalo de Confiança de 95,0%:15,7/27,1). As doenças do aparelho respiratório, pele e tecido celular subcutâneo apresentaram prevalências superiores à estimativa geral de internações por condições sensíveis à Atenção Primária.

Conclusão:

as internações ocorreram, predominantemente, em adultos de classe média e com até 12 anos de estudo. As internações por condições sensíveis foram elevadas, sobretudo por doenças do aparelho circulatório, respiratório, digestivo e geniturinário. (AU)