Cidadania, poder e cuidado de enfermagem: movimentos reflexivos na formação universitária

Rev. enferm. UFPE on line; 8 (1), 2014
Publication year: 2014

Objetivos:

apresentar reflexões sobre a mudança curricular no curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e refletir sobre a relação poder/cidadania, com ênfase no modo de pensar a formação de enfermeiros.

Método:

trata-se de estudo teórico reflexivo com dois movimentos textuais: 1) “A mudança curricular no curso universitário de Enfermagem”; e 2) “Tramas conceituais de poder, cidadania e cuidado no currículo integrado de Enfermagem”.

Resultados:

no primeiro movimento, destacamos os princípios norteadores da mudança curricular e quatro eixos estruturantes do currículo; no segundo movimento, unimos elementos conceituais sobre poder, cidadania e cuidado, contextualizado no ensino universitário.

Conclusão:

nossas convicções quanto à articulação interdisciplinar com o teatro buscaram movimentos que aproximaram a realidade vivenciada pelo corpo do estudante nos cenários de cuidar com a formação de competências, de modo a promover ações no âmbito do cuidado de enfermagem, do poder e da cidadania.(AU)