Relato sobre o Programa Especial de Graduação de Formação de Professores: contribuições para a enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 8 (1), 2014
Publication year: 2014

Objetivo:

relatar a experiência de enfermeiras discentes no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG), promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), Brasil.

Método:

o programa forma professores graduados em nível superior para atuação na docência em Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, o enfermeiro está inserido no contexto educacional, formando e aperfeiçoando técnicos de enfermagem.

Resultados:

o programa possibilita o preenchimento de uma lacuna na formação pedagógica, proporcionando embasamento para a relação de ensino-aprendizagem e integrando os conhecimentos científicos aos pedagógicos.

Conclusão:

acredita-se que a formação para a docência é uma tarefa complexa que envolve persistência, ousadia e criatividade, visto configurar-se um caminho para uma educação renovadora. Dessa forma, a formação proposta no Programa é um desafio estimulante de uma vivência que propicia a renovação, o aperfeiçoamento e a qualificação continuada do enfermeiro para a prática docente.(AU)