Bundle de cateter central: comportamento de profissionais da saúde em neonatologia

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (1), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

verificar o comportamento autorreportado dos profissionais da saúde sobre o bundle de inserção e manutenção de cateter central (CVC).

Método:

estudo quantitativo, exploratório e descritivo, com 41 profissionais da saúde de uma unidade de terapia intensiva neonatal. A coleta de dados foi com um questionário, armazenados no programa Excel 2010® e analisados por estatística descritiva.

Resultados:

quanto à inserção, 94,8% sempre utilizam barreiras máximas de proteção, 56,7% usam clorexidina degermante e alcoólica para degermação da pele, 40,6% usam apenas o degermante e 84,2% evitam a veia femoral. Quanto à manutenção, todos que realizam a troca de curativo reportam uso de luva estéril, 96,0% utilizam máscara e 85,7% utilizam gorro. Na administração de medicamentos intravenosos, 57,8% sempre realizam antissepsia dos conectores.

Conclusão:

os profissionais da saúde apresentam fragilidades quanto ao comportamento acerca da inserção e manuseio do CVC na terapia intensiva neonatal. Desenvolver estratégias de educação permanente pode contribuir para o conhecimento e a adesão às boas práticas de inserção e manutenção desse dispositivo.(AU)