Conhecimento do corpo de bombeiros militar sobre ressuscitação cardiopulmonar

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (1), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar o conhecimento de profissionais do corpo de bombeiros militar sobre as manobras de ressuscitação cardiopulmonar.

Método:

estudo quantitativo, descritivo e exploratório. Foi aplicado questionário em 41 profissionais com questões referentes aos aspectos conceituais e práticos sobre a PCR de acordo com as diretrizes da American Heart Association/2015. Para a análise estatística, foram utilizados os programas Stata 12.0 e WinPepi, versão 11.43.

Resultados:

prevaleceu o sexo masculino, idade média de 35 anos, com formação superior e mais de cinco anos de experiência. Sobre os aspectos conceituais, apenas a definição de “Tempo de ouro” apresentou acertos inferiores a 50%. Para os aspectos práticos, as variáveis sobre a postura e profundidade das compressões torácicas ficaram abaixo de 50% de acertos. A associação da idade e a relação entre erros e acertos das questões sobre os aspectos práticos foi estatisticamente significativa.

Conclusão:

revelou-se a necessidade de qualificação em busca da excelência no atendimento à vítima de PCR dada a sua natureza emergencial.(AU)