O discente de valor? ou o valor do discente? uma questão axiológica

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (2), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

compreender no discurso do discente os valores que fundam o campo axiológico da profissão, discutindoos à luz de alguns pressupostos de Max Scheler.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, exploratório, com enfoque fenomenológico. Amostra por conveniência. Foram entrevistados dez discentes matriculados no 5º ano do curso. Usada a entrevista não estruturada. Os dados obtidos foram organizados e analisados pela técnica da hermenêutica Diltheyniana, desvelando o sentido nas falas.

Resultados:

identificou-se no discurso o valor social (solidariedade), o valor lógico (conhecimento científico) e o valor útil (arte da Enfermagem).

Conclusão:

o cuidado é fundado no conhecimento científico, na solidariedade e nas técnicas, aliado à simpatia e ao amor. O enfermeiro-docente deve manter-se em atitude crítico-reflexiva com o intuito de proporcionar ao discente, na prática pedagógicoassistencial, a oportunidade de discutir e hierarquizar o campo axiológico da enfermagem. Não se deve ignorar que a extrema individualização propugnada pela sociedade contemporânea possa comprometer a correta aproximação do discente aos valores da profissão e, desta maneira, afastá-lo do Ser-enfermeiro. (AU)