Ocorrência e fatores de risco para lesões por pressão em centros de terapia intensiva

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (2), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

descrever a frequência e os fatores de risco para o desenvolvimento de lesões por pressão em clientes de Centros de Terapia Intensiva.

Método:

estudo quantitativo, transversal, realizado em uma amostra de 104 clientes de uma população de 936 sujeitos de dois hospitais públicos de ensino, atendidos entre os meses de março a junho de 2016. Os dados foram coletados com uso de um formulário de observação baseado em diretrizes nacionais e internacionais, e a análise estatística descritiva foi realizada com adoção de um nível de significância de 5%. Os resultados são apresentados em tabelas em valores absolutos e relativos, e cálculos para verificação de associação entre as variáveis.

Resultados:

dentre as variáveis estudadas, a idade foi igual ou maior a 60 anos, a presença de hipertermia e de pele edemaciada foram as que apresentaram significância estatística com a ocorrência de LP.

Conclusão:

os fatores de risco identificados como significativos para a ocorrência de LP podem ser prevenidos, portanto, o envolvimento da equipe de enfermagem é fundamental na prevenção dessas lesões. (AU)