Assistência psiquiátrica prestada por técnicos de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (3), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

investigar as práticas assistenciais dos técnicos de Enfermagem às pessoas com transtornos mentais.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, com produção de dados por meio da observação participante dos cuidados prestados por 12 técnicos de Enfermagem. As observações foram registradas em um diário de campo e submetidas à técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática.

Resultados:

destacou-se a medicalização do cuidado e as intervenções não medicamentosas centraram-se na higienização, alimentação e sono. Nesse sentido, esses profissionais transferiram ao familiar/acompanhante parte de suas responsabilidades como a observação do paciente, a oferta das refeições, a condução para o banho, a organização do leito e o acompanhamento para a realização dos exames. A conduta mais empática ocorria na alta hospitalar quando se dialogava e organizava os pertences do paciente e do acompanhante para conduzilos à portaria.

Conclusão:

o tema é relevante e os resultados sinalizam a importância da qualificação dos técnicos de Enfermagem para cuidarem de pessoas com transtornos mentais. Faz-se necessário que esses profissionais integrem habilidades relacionais às habilidades técnicas, o que corresponde à principal implicação prática dos resultados desta investigação.(AU)