Vivência do acompanhante da parturiente no processo de parto

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (3), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

descrever a vivência do acompanhante da parturiente no processo de trabalho de parto e parto.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, exploratório, com 21 acompanhantes, com o uso de um questionário semiestruturado. No processamento de análise dos dados, foi utilizado o software Iramuteq.

Resultados:

emergiram cinco classes: 1. A informação como meio de valorização da participação do acompanhante; 2. A experiência vivenciada pelo acompanhante e a importância do acolhimento como fator de influência; 3. A participação do acompanhante como escolha; 4. O pré-natal como fonte de preparo ao acompanhante; 5. O conhecimento sobre o processo de trabalho de parto e parto e as ações executadas pelo acompanhante.

Conclusão:

a vivência do acompanhante esteve ligada à sua interação junto à parturiente quando este realizava ações por instinto ou orientação da equipe, o que o fazia com satisfação e orgulho. Demonstrada, também, a influência positiva dessa vivência em sua vida familiar, associada à importância da equipe de saúde em informar, acolher e valorizar essa presença, proporcionando condições favoráveis para tornar o acompanhante também protagonista nesse processo.(AU)