“De corpo e alma”: histórias de mulheres acometidas por câncer

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (3), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

conhecer os sentimentos vivenciados pelas mulheres após a descoberta do câncer.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório, respaldado na História Oral Temática. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com mulheres com câncer e o material empírico foi analisado pela análise temática e apresentado por eixos temáticos.

Resultados:

emergiram três eixos temáticos: 1) Entre tristeza e coragem: sentimentos de mulheres frente ao diagnóstico de câncer; 2) Reconhecendo o corpo após o diagnóstico do câncer; 3) Dificuldades enfrentadas por mulheres com câncer: superando desafios.

Conclusão:

as mulheres apresentaram sentimentos de tristeza, isolamento, de resiliência e ressignificação diante da vida. A maioria obteve modificações no corpo em virtude da doença impactando, de forma negativa, a feminilidade. Dentre as dificuldades enfrentadas, além do preconceito, elas sofreram com a exclusão e abandono após o diagnóstico. Percebeu-se a necessidade de pesquisas que busquem compreender o universo feminino perante a luta do câncer considerando que a compreensão e o enfrentamento da doença são influenciados pelo gênero.(AU)