Estresse e características sociodemográficas em universitários de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (3), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar a presença de estresse e sua associação com o perfil sociodemográfico em universitários de enfermagem do último ano.

Método:

estudo quantitativo, investigação de corte transversal com 32 universitários de enfermagem do último ano em uma instituição particular de ensino. Foram utilizados formulário de informações sociodemográficas e o Inventário de Sintomas de Stress para adultos. Os resultados foram submetidos à análise estatística por meio do programa SPSS versão 17.0.

Resultado:

maioria (75%) dos universitários apresentou sintomas de estresse na fase de resistência (56,3%), com predomínio de sintomas psicológicos (53%). O estresse esteve associado à variável estado civil e à fase de resistência.

Conclusão:

número significativo de universitários está estressado. O estresse teve associação com a variável sociodemográfica estado civil e a fase de resistência. É relevante observar que a presença de estresse constatada neste estudo é preocupante considerando a saúde desses participantes e seu futuro profissional. Os dados contribuem cientificamente com o fornecimento de subsídios e destaca a necessidade de arranjos para a prevenção de agravos a saúde relacionada ao estresse em universitários de enfermagem.(AU)