Produção científica relacionada ao mestrado profissional em enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (3), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar os principais temas, referenciais e conceitos das publicações geradas no mestrado profissional em Enfermagem.

Método:

estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa, com recorte temporal de 2004 a 2017, no qual a busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES/MEC e Biblioteca Virtual de Saúde e, após a seleção de dez artigos, foi feita a Análise de Conteúdo.

Resultados:

a principal temática discutida nos artigos mostra que, apesar da regulamentação e do relativo crescimento de cursos de mestrado profissional em Enfermagem no Brasil, a sociedade em geral e o meio acadêmico carecem de esclarecimentos acerca da natureza, dos produtos, dos impactos sociais e das áreas de conhecimento desses cursos.

Conclusão:

as temáticas discutidas nos artigos, que mostram o mestrado profissional em Enfermagem como objeto, buscam discutir os princípios do curso e seus desafios. Estudos com essa temática colaboram no entendimento, no avanço e na expansão dessa modalidade de curso. Para isso, é necessário o incentivo desses profissionais para a publicação, que ainda é escassa, e a elaboração de um descritor que auxilie a busca desses produtos.(AU)