Atitudes de segurança de uma equipe antes e após a implantação do checklist de cirurgia segura

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (3), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar atitudes de segurança da equipe multiprofissional, que atua em um centro cirúrgico de um hospital geral, sobre o clima de segurança do paciente antes e após a implantação do checklist de cirurgia segura.

Método:

pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, a ser desenvolvida no centro cirúrgico de um hospital porte IV do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados se dará em dois momentos, antes e após a implantação do checklist de cirurgia segura com as equipes. O instrumento de coleta de dados utilizado será o “Questionário de Atitudes de Segurança versão Centro Cirúrgico”, a ser aplicado antes da ação educacional e sessenta dias após a implantação do checklist de cirurgia segura.

Resultados esperados:

produção de conhecimento na área de segurança do paciente cirúrgico, com mais pesquisas sobre essa temática, aliadas a diferentes abordagens metodológicas, com vistas à obtenção de mais evidências científicas, além da ampliação da qualidade da assistência ao paciente no perioperatório baseada na implantação da Lista de Verificação de Cirurgia Segura, principalmente na Enfermagem, para garantir uma assistência cirúrgica qualificada e segura.(AU)