Busca por cuidado oncológico: percepção de pacientes e familiares

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

compreender a busca por cuidado do câncer a partir da percepção de pacientes e familiares/cuidadores.

Método:

estudo qualitativo, exploratório-descritivo e por método de estudo de caso. Participaram pacientes que realizam ou realizaram tratamento de câncer e familiares/cuidadores que os acompanham, na busca por cuidado do câncer, a partir da aplicação de questionários e entrevista aberta. Os dados da entrevista foram transcritos e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática, emergindo categorias.

Resultados:

apresentam-se em duas categorias - 1) A trajetória de busca por cuidado do câncer, subdividida em “A trajetória entre sintomatologia”, “Recebimento do diagnóstico” e “A trajetória do diagnóstico ao tratamento”; 2) Enfrentamento da doença, subdivida em “Alterações na rotina”, “Gastos financeiros”, “Alterações emocionais”, “Estigma e espiritualidade” e “Apoio dos profissionais da saúde”.

Conclusão:

pacientes e familiares enfrentam diversas dificuldades para realizar a busca por cuidado do câncer desde a etapa inicial, para a obtenção do diagnóstico de câncer, até o final do tratamento. O estudo provê informações embasadas cientificamente e visa a contribuir para o avanço científico nas áreas da Oncologia e Enfermagem. Além de tudo, possui o intuito de transmitir conhecimento e levantar processo reflexivo para possíveis soluções sobre a problemática abordada.(AU)