Análise de fatores associados à prática da episiotomia

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar os fatores que levam enfermeiros obstetras a realizarem uma episiotomia.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder à questão norteadora << O que leva o enfermeiro obstetra a realizar uma episiotomia? >>. Para isso, realizou-se uma busca por evidências, entre 2005 a 2017, nas bases de dados LILACS e BDENF e na BIREME e SciELO, com os descritores: episiotomia, humanização da assistência e trabalho de parto, considerando os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Foram selecionados 9 artigos posteriormente submetidos à leitura, análise e organizados em figuras para discussão através de um instrumento adaptado e validado por Ursi 2005.

Resultado:

foi possível verificar que a maioria dos estudos se referem à prática da episiotomia como intimamente ligada a primiparidade, rigidez perineal, macrossomia e prematuridade.

Conclusão:

a literatura evidenciou que os principais fatores que levam os enfermeiros obstetras a realizarem a episiotomia são: primiparidade, à rigidez perineal, macrossomia e prematuridade. Com isso, foi possível verificar que a episiotomia não previne lacerações de 3º e 4º grau e a mesma está relacionada diretamente com a dispareunia. Isso contribui para uma preocupação científica em instituir tecnologias que auxiliem na fisiologia do parto preservando a integridade corporal.(AU)