Prevalência de Staphylococcus aureus resistente à oxacilina isolado em profissionais de enfermagem

Rev Rene (Online); 19 (), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

estimar a prevalência de Staphylococcus aureus resistente à oxacilina isolado na saliva e em secreção nasal dos profissionais de enfermagem.

Métodos:

estudo transversal realizado em unidades especializadas de um hospital universitário. No total, 600 amostras de saliva e secreções nasais foram obtidas de profissionais de enfermagem.

Resultados:

dos 100 participantes, identificou-se o crescimento de Staphylococcus aureus em 43,0% dos profissionais, 7,0% eram resistentes à oxacilina. Desses Staphylococcus aureus resistentes à oxacilina, 100,0% foram carreadores nasais; dois profissionais foram carreadores nasais e na saliva. Todos os profissionais colonizados por Staphylococcus aureus resistente à oxacilina tiveram indicação para realizar o protocolo de descolonização vigente na instituição do estudo, seis aceitaram seguir o protocolo e apenas dois apresentaram culturas negativas para Staphylococcus aureus após a descolonização.

Conclusão:

os resultados demonstraram a colonização do profissional de enfermagem por Staphylococcus aureus, sendo a cavidade nasal apontada como um importante sítio de colonização. (AU)