Entre políticas e práticas: atividades terapêuticas baseadas na redução de danos

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

investigar as práticas terapêuticas realizadas em Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPSad) pautadas na política de redução de danos.

Método:

estudo qualitativo com natureza aplicada, a partir de pesquisa de campo, exploratória e descritiva, em um dos serviços de CAPSad, com 10 profissionais, entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. A produção de dados foi analisada pela Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise de conteúdo temática.

Resultados:

as bases conceituais da redução de danos estão restritas à redução da droga, não preconização imediata da abstinência e prevenção de comorbidades. A valorização da autoestima, autocuidado, troca de experiências e o manejo do paciente no consultório foram as estratégias citadas. A família, o usuário e a equipe profissional foram revelados como aspectos facilitadores da redução de danos.

Conclusão:

existem lacunas para a operacionalização da Política. Para o preenchimento, são necessárias ações gestoras, dialógicas e educativas englobando a rede de saúde mental.(AU)