Recuperação da função renal durante internação em unidade de clínica médica

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar a incidência de recuperação da função renal em pacientes internados em unidade de clínica médica.

Método:

estudo quantitativo, prospectivo e longitudinal, composto por 23 pacientes que desenvolveram lesão renal aguda (LRA). Utilizou-se um questionário estruturado para coleta de dados. Realizou-se análise descritiva das variáveis numéricas e as variáveis categóricas foram calculadas por frequências simples absolutas e relativas. Os resultados são apresentados em média e desvio padrão.

Resultados:

houve predomínio do sexo masculino (56,5%), com idade média de 58±17 anos. A maioria estava consciente (73,9%) e acamada (52,2%). O tempo de internação foi de 68±77 dias. Pela classificação “Kidney Disease: Improving Global Outcomes” (KDIGO), a maioria dos pacientes (60,9%) apresentou risco de lesão renal (estágio 1) e um percentual menor (17,4%) sinalizou falência renal (estágio 3). A incidência de recuperação da função renal no primeiro mês foi de 53,8%, enquanto no segundo e no terceiro mês foi de 66,7% e 100%, respectivamente.

Conclusão:

houve recuperação progressiva da função renal nos três primeiros meses após lesão renal. Nesse contexto, identificar o percentual de recuperação da função renal facilita tanto a elaboração como o estabelecimento de plano de intervenção e isso minimiza a progressão da LRA para uma condição crônica, além de contribuir para uma assistência segura e eficaz.(AU)