Risco cardiovascular em usuários hipertensos da atenção primária à saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar os fatores associados ao risco de doenças cardiovasculares em usuários da atenção primária à saúde (APS) hipertensos.

Método:

estudo quantitativo e transversal realizado com 115 usuários hipertensos cadastrados em uma unidade básica de saúde (UBS). Os dados foram registrados em questionário semiestruturado. Realizou-se análise descritiva e inferencial (teste t de Student e regressão logística multivariada). Valores p < 0,05 foram considerados significativos.

Resultados:

houve predomínio do sexo feminino (67,8%), idosos (> 60 anos) (66,1%), em uso contínuo de diuréticos (65,2%). Ao estratificar os usuários da APS de acordo com o risco para doenças cardiovasculares, observou-se que a maioria apresentou risco elevado (59,1%), risco médio (26,1%) e baixo risco (14,8%). Estão associados ao maior risco de eventos cardiovasculares os hipertensos com diabetes mellitus (DM) (p = 0,000), infarto agudo do miocárdio (IAM) (p = 0,000), insuficiência cardíaca congestiva (ICC) (p = 0,000) e aqueles em uso de diuréticos (p = 0,001).

Conclusão:

usuários da APS hipertensos com DM, IAM, ICC e em uso de diuréticos evoluíram com maior risco de evento cardiovascular. Nesse contexto, faz-se necessário proporcionar uma assistência integrada e pautada na prevenção não apenas para minimizar a ocorrência de complicações, mas principalmente para prolongar qualitativamente a vida dos usuários da APS hipertensos.(AU)