Intervenção em cuidados paliativos: conhecimento e percepção dos enfermeiros

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar a percepção dos enfermeiros sobre cuidado paliativo antes e depois de uma intervenção.

Método:

estudo quantitativo, quase experimental, desenvolvido nas unidades de um hospital de atenção secundária. O instrumento de coleta de dados foi adaptado de um estudo realizado com anestesiologistas, esses foram analisados no programa Excel e organizados em tabelas, sendo aplicado o teste estatístico de quiquadrado de Pearson, com tabelas que apresentam os valores obtidos dentro de categorias distintas, mas que eram relacionáveis. Foi calculada, também, a proporção das diferenças entre as respostas do pré-teste e pósteste, sendo considerados significantes os resultados com p<0,05.

Resultados:

houve predominância dos profissionais antes da intervenção que escolheram a expressão Morte Digna para designar cuidado paliativo (72,9%). Após a intervenção, os profissionais escolheram a expressão Qualidade de Vida (55,9%).

Conclusão:

a percepção dos enfermeiros acerca dos cuidados paliativos foi deficiente. Esse fato esteve associado à deficiência na formação técnico-científica ainda na graduação. A intervenção realizada promoveu melhoria da compreensão de conceitos relacionados ao cuidado paliativo colaborando para a assistência diferenciada e promotora da qualidade de vida dos profissionais.(AU)