Intervenções de enfermagem ao paciente com acidente cerebrovascular em reabilitação

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

apresentar o conhecimento produzido sobre as intervenções de Enfermagem direcionadas aos pacientes com acidente vascular cerebral em reabilitação.

Método:

revisão integrativa, com abordagem qualitativa, realizada no período de abril de 2015 a maio de 2016, a partir do acesso on-line na Medline, na Lilacs e na Cochrane, com os descritores controlados Cuidados de Enfermagem and Acidente Vascular Cerebral and Reabilitação. Os estudos foram analisados segundo checklist para a avaliação da qualidade metodológica e classificados de acordo com os níveis de evidência. As intervenções de Enfermagem foram apresentadas em três categorias temáticas – intervenções de Enfermagem assistenciais, educacionais e gerenciais.

Resultados:

foram selecionadas 29 publicações e a maioria dos estudos possui níveis de evidência II e VI. Dentre as intervenções de Enfermagem assistenciais, destacou-se a reabilitação motora e funcional. Nas intervenções educacionais, observou-se a educação do paciente sobre a doença. Dentre as intervenções gerenciais, sobressaíram as relacionadas à coordenação do cuidado. Foram encontradas intervenções de Enfermagem direcionadas aos cuidadores.

Conclusão:

identificou-se, nos estudos, um maior número de intervenções de Enfermagem assistenciais direcionadas ao paciente. Aos cuidadores, as intervenções de Enfermagem se concentram na esfera educativa.(AU)