Assistência de enfermagem a vítima de ruptura de aneurisma aórtico

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem no cuidado a uma vítima de ruptura de aneurisma de artéria aorta, evoluindo com parada cardiorrespiratória.

Método:

estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por acadêmicos da graduação em enfermagem da disciplina de Atenção Integral à Saúde II - Módulo de Alta Complexidade.

Resultados:

esta experiência forneceu subsídios teóricos e práticos, visando a obtenção de conhecimentos e novos comportamentos com base no processo de enfermagem e na assistência integral no cuidado ao paciente adulto crítico no âmbito hospitalar de urgência e emergência e terapia intensiva, perpassando pelas etapas de diagnóstico, monitoramento e tratamento, como visa o Ministério da Saúde.

Conclusão:

a vivência no campo de prática hospitalar proporcionou aos acadêmicos de enfermagem o envolvimento em situações complexas que exigem a articulação dos saberes teóricos e experimentais fundamentados em sala de aula. Isso é possível à medida que o hospital se torna um cenário de aprendizagem capaz de suscitar o raciocínio crítico para soluções de problemas.(AU)