Caracterização de dependentes químicos em tratamento em uma comunidade terapêutica

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

caracterizar o perfil de indivíduos com dependência química de uma Comunidade Terapêutica.

Método:

estudo quantitativo, descritivo e exploratório, que envolveu 22 usuários em tratamento em uma comunidade terapêutica. Os dados foram coletados por meio de um questionário e a análise estatística descritiva foi realizada e apresentado em percentuais estatísticos pelo programa SPSS versão 19.

Resultados:

o perfil sociodemográfico dos participantes demonstrou que a faixa etária mais expressiva foi de 39 a 45 anos (27,2%), sendo que boa parte (45,4%) tinha apenas ensino fundamental incompleto. Dentre os usuários houve predomínio de solteiros (68,1%), católicos (81,8%), e desempregados (36,4%). Em relação ao uso de substâncias psicoativas, o álcool representou 90,9% dos participantes e o crack 81,8%. A maioria (95,4%) teve apoio familiar durante a realização do tratamento, principalmente pela mãe (59,1%).

Conclusão:

constatou-se que a dependência química atinge diversos âmbitos da vida do indivíduo e tem como característica o início precoce, o que pode ser um fator importante para a constituição das características sociodemográficas apresentadas nessa pesquisa.(AU)