Eventos críticos na manutenção da conservação de vacinas

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar a produção científica sobre evidências relacionadas aos eventos críticos na manutenção da cadeia de frio de conservação de vacinas.

Método:

revisão integrativa realizada no período de 2011-2016. Realizou-se a análise bibliométrica dos artigos selecionados na biblioteca SciELO e nas bases de dados LILACS e PUBMED/MEDLINE com vistas a responder à questão norteadora <>.

Resultados:

a revisão constou de 24 artigos, sendo que metade das publicações trouxe evidências de estudos descritivos (nível de evidência 4) e somente 8,3% foram classificados como experimentais (nível de evidência 2). Nenhum artigo foi classificado com nível 1 (metanálise). Os eventos críticos mais citados referem-se à capacitação insuficiente e ao desconhecimento sobre a conservação de vacina, a falta de monitoramento adequado dos registros de temperatura dos equipamentos de refrigeração e a ausência de supervisão em sala de vacinas.

Conclusão:

os eventos críticos apresentados impactam a credibilidade conquistada pelos programas de imunização tornandose fundamental a capacitação dos profissionais e o monitoramento dos processos que envolvem a manipulação das vacinas por parte dos supervisores das unidades e gestores de saúde dos municípios.(AU)