Teoria da resposta ao item nas pesquisas em saúde pública

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar a utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) nas pesquisas em saúde pública.

Método:

revisão integrativa, sem delimitação temporal, nas bases de dados LILACS, SCOPUS, MEDLINE/PUBMED e na biblioteca virtual SCIELO. Adotaram-se as etapas de leitura, contagem de ocorrência de características das publicações e organização em categorias temáticas no processo de análise.

Resultados:

56 estudos atenderam aos critérios de inclusão que buscaram avaliar a validade e a confiabilidade de instrumentos de mensuração e realizar ajustes psicométricos. Destacaram-se, como traços latentes mais avaliados, a qualidade de vida, a saúde de idosos e o letramento em saúde.

Conclusão:

evidenciam-se as possibilidades de utilização da TRI para a avaliação de uma diversidade de traços antes relacionados à saúde pública ao permitir a transformação de resultados subjetivos em probabilidades. O desenvolvimento de novos instrumentos pode considerar a avaliação de traços latentes relevantes para a saúde pública, como a integralidade da assistência na atenção básica, o vínculo do usuário aos serviços de saúde e perspectivas sobre vulnerabilidades, contribuindo para o avanço do conhecimento científico.(AU)