Auto percepção do estado de saúde de hipertensos

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (7), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar os determinantes da autoavaliação do estado de saúde de hipertensos.

Método:

estudo quantiqualitativo, de campo observacional, com hipertensos com idade superior aos 40 anos e risco cardiovascular estratificado. Os dados foram coletados com consulta aos prontuários, questionário e entrevista semiestruturada, Foi utilizada a técnica de Análise de conteúdo na modalidade Análise Categorial temática.

Resultados:

19 (54%) participantes avaliaram sua saúde como ruim, sendo que 13 (54%) mulheres e 6 (55%) homens não estavam satisfeitas com o seu estado de saúde. Dentre os aspectos mencionados na entrevista para determinar a autoavaliação de saúde, 39% eram do domínio físico, 35% eram do domínio comportamental, 22% do domínio funcional e o domínio do bem-estar, que foi o menos mencionado, foi citado por 2%.

Conclusão:

os resultados demonstram o caráter multidimensional da auto percepção do estado de saúde a alta incidência de auto percepção negativa se deve às características metodológicas deste estudo. Os aspectos do domínio físico foram os mais prevalentes, evidenciando o predomínio da visão biomédica no grupo estudado.(AU)