Experiência da gravidez entre adolescentes gestantes

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (7), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar a experiência da gravidez entre adolescentes gestantes.

Método:

trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Compuseram como participantes da investigação cinco adolescentes gestantes da área adscrita a uma unidade de saúde do município. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado composto por questões objetivas sobre o perfil sociodemográfico e obstétrico e subjetivas quanto à experiência da gravidez na adolescência. Para a análise das informações, empregou-se a Análise Temática, que viabilizou a construção de três categorias temáticas.

Resultados:

verificou-se a continuidade de indumentárias remotas das adolescentes, alterações no relacionamento com grupos de amigos e a incorporação de comportamentos para a promoção da saúde. A gestação intensificou a relação das adolescentes com o núcleo familiar. Estas compareciam à unidade de saúde para aquisição de informações e participação na consulta de pré-natal e no grupo de gestantes.

Conclusão:

a gravidez na adolescência se constitui como experiência singular composta por episódios tanto positivos quanto negativos para as jovens. Acredita-se que os resultados desta investigação possibilitaram a agregação de novos elementos sobre a experiência da gravidez na adolescência à produção científica.(AU)