Crianças com incontinência urinária: impacto na convivência dos familiares

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (7), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar fatores que impactam na convivência dos familiares de crianças com incontinência urinária.

Método:

estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa, com busca de artigos no mês de setembro de 2017, nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e CINAHL. Considerou-se o recorte temporal de janeiro de 2012 a dezembro de 2017, utilizando os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) controlados e não controlados no idioma inglês e português.

Resultados:

foram incluídos 11 artigos, publicados entre 2012 e 2016, destacando-se três categorias: 1) O nível educacional dos pais como um fator de impacto; 2) O impacto na qualidade de vida dos familiares; e 3) As mudanças que impactam no cotidiano familiar.

Conclusão:

a incontinência urinária afeta a rotina familiar e pode provocar transtornos psicológicos como estresse, ansiedade e depressão nas crianças e em seus familiares. Houve escassez de produções que relacionassem a percepção do familiar ante a incontinência urinária diurna e fecal com o nível escolar dos pais. Evidencia-se o papel do enfermeiro que atua em uropediatria sobre a importância da compreensão da convivência familiar, a fim de contribuir com o delinear de orientações voltadas para a educação e compreensão das experiências vividas pelos cuidadores.(AU)