Fatores de satisfação no trabalho dos profissionais na Estratégia Saúde da Família

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

reflexionar sobre os fatores de satisfação no trabalho entre o pessoal de saúde que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Método:

trata-se de um estudo de revisão de literatura, de artigos científicos nas bases de dados LILACS, SciELO, BVS e Bibliomed, assim como livros.

Resultados:

na ESF a qualidade dos serviços de saúde é o resultado de diferentes fatores que constituem instrumentos tanto para a definição e análises dos problemas, como para a avaliação do grau de comprometimento dos profissionais com as normas técnicas, sociais e humanas. Os principais fatores de satisfação no trabalho estão relacionados à compensação adequada, o bom relacionamento interpessoal, a valorização da produção, bem as responsabilidades e práticas da profissão.

Considerações finais:

se as equipes responsáveis pelas ações de saúde e os gestores trabalharem em conjunto, democratizando soluções, deixando questões políticas de lado, então haverá mudanças no programa, viabilizando-o e dando a qualidade de atendimento ao usuário e condições de trabalho ao profissional.(AU)