Infecção do trato urinário relacionada ao cateterismo vesical: revisão integrativa da literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

analisar, por meio de levantamento bibliográfico, o conhecimento produzido sobre a Infecção do Trato Urinário (ITU) relacionada ao cateterismo vesical, em especial o cateterismo vesical de demora (CVD).

Metodologia:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura com levantamento realizado nos bancos de dados BDENF, LILACS, SciELO e MEDLINE, utilizando os descritores: sistema urinário, cateteres de demora e infecção hospitalar. Selecionou-se os estudos brasileiros, dos anos de 1999 a 2008.

Resultados:

foram selecionados 19 estudos. A dimensão temporal das publicações variou de 1999 a 2008, apresentando maior incidência no ano 2007 (5 artigos = 26%).

As produções estudadas proporcionaram tecer considerações acerca dos seguintes pilares temáticos:

incidência das ITU nosocomiais; agente etiológico predominante; fatores de risco; tratamento farmacológico e quimioprofilaxia; e mecanismos profiláticos.

Conclusão:

concluiu-se a importância da problemática das ITU para o processo saúde/doença dos usuários, bem como para as finanças do Sistema Único de Saúde, sendo essencial a corporização de um novo olhar sobre a temática pelos sujeitos componentes dos serviços de saúde, especialmente o hospitalar, para a prestação dos cuidados que favorecerão o acúmulo de saúde.(AU)