Manejo de dor no recém-nascido: revisão de literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

descrever a evolução dos conceitos de dor no recém-nascido e as medidas para o seu controle.

Metodologia:

pesquisa bibliográfica descritiva do tipo revisão da literatura. Os artigos cotejados foram publicados na última década, entre 1998 e 2008. A coleta de dados aconteceu entre agosto e setembro de 2008. Para busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e demais fontes foram utilizados os descritores: enfermagem, dor e recém-nascido (RN). Foram apreciadas trinta e cinco publicações, sendo elas pertinentes ao objeto de estudo deste trabalho. Os textos foram lidos, analisados, organizados e classificados conforme as seguintes categorias: conceito e manejo da dor no RN.

Resultados:

a dor é abordada desde os primórdios da humanidade e estudada por diversas civilizações. No princípio acreditou-se que o RN não sentisse dor. Hoje não só se considera a dor do RN como algo cientificamente comprovado, como também se propõe medidas para seu controle. Tais medidas fazem uso de intervenções farmacológicas e não farmacológicas.

Conclusão:

apesar do avanço tecnológico e dos estudos, percebeu-se que é escassa a literatura nacional sobre o tema e também há poucos trabalhos relacionados à dor do RN na área da enfermagem. Outros estudos são necessários para novas indagações e melhoria da assistência em neonatologia.(AU)