Os cuidados de enfermagem ao paciente colostomizado

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

descrever a importância das mudanças provocadas no indivíduo mediante a necessidade da realização de uma colostomia, assim como a importância da assistência de enfermagem.

Metodologia:

trata-se de um estudo de revisão de literatura, com a seleção de artigos publicados entre 1999 a 2009, em periódicos nacionais, nas bases de dados do SCIELO, LILACS e Ministério da Saúde, utilizando os seguintes termos para busca: colostomia, cuidados de enfermagem, adaptação. Os trabalhos foram catalogados e analisados, buscando-se uma síntese do que os autores colocaram sobre às alterações fisiológicas, comportamentais, emocionais e sociais que ocorrem após a intervenção, em relação às quais, é necessário que a pessoa se re-estruture, no sentido de manter sua integridade física e emocional.

Resultados:

é necessário ampliar o foco de atuação dos profissionais que lidam com pacientes colostomizado, de maneira a ir além do corpo biológico do indivíduo e incluir a compreensão das referências adotadas pelas pessoas envolvidas no processo.

Conclusão:

deve se implementar ações sistematizadas, desde o diagnóstico da doença, seguindo todas as fases da vida da pessoa, a fim de contribuir para a melhor aceitação das alterações causadas pela colostomia e promover uma melhora na sua qualidade de vida.(AU)