Consulta de enfermagem como foco da atuação do enfermeiro no pré-natal de baixo risco: uma prática educativa em saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

identificar as práticas de atuação do enfermeiro durante o pré-natal de baixo risco na Unidade Básica de Saúde.

Método:

pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO. Após a coleta de dados realizou-se uma leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa.

Resultados:

duas categorias: a consulta de enfermagem favorecendo uma nova proposta de atuação do enfermeiro e ações educativas no pré-natal: reflexões, obstáculos e superações. O processo de inserção da consulta de enfermagem no pré-natal no conteúdo da graduação constitui um dos grandes recursos para a contribuição da expansão da cobertura assistencial às gestantes. Essa cobertura se dá por meio do papel educativo/participativo, valorizando a clientela como cidadã, capacitando-a no conhecimento do seu corpo, estimulando o autocuidado, abordando as questões da sexualidade e gênero, originadas no cotidiano da mulher, objetivando melhoria na qualidade de vida da população feminina.

Conclusão:

este estudo reforça e estimula a continuidade e aperfeiçoamento da assistência prestada à gestante pelo enfermeiro nas consultas de enfermagem com orientações, práticas educativas e difusão de conhecimentos.(AU)