Qualidade de vida na gravidez: revisão de literatura sistemática

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

analisar a produção cientifica no período de 2003 a 2008 que abordam a temática qualidade de vida na gravidez, em periódicos nacionais e internacionais.

Metodologia:

consta de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS SCIELO e BEDENF, utilizando-se dos descritores qualidade de vida e gravidez. Os dados foram coletados em junho de 2008. Visando atender aos propósitos da pesquisa, os dados semelhantes foram agrupados constituindo-se deu quatro temas distintos: Relação entre qualidade de vida, dor e alterações fisiológicas na gravidez; Relação entre qualidade de vida e comportamento materno de risco; Relação entre qualidade de vida e situação nutricional na gravidez; assuntos diversos relacionados à qualidade de vida na gestante.

Resultados:

dos 21 trabalhos selecionados identificou-se que as publicações se preocuparam com a qualidade de vida materna e a do concepto na vida intra-uterina e posteriormente na infância e vida adulta. Não foram encontrados estudos relacionados à atuação da enfermagem frente à qualidade de vida das gestantes.

Conclusão:

a enfermagem não publica ou não relaciona a produção, nessa temática, à área profissional. Sugere-se a conscientização da enfermagem em publicações que envolvem a qualidade de vida na gravidez.(AU)